Veleiro ORM pronto para RISW 2010 – Site Marinas Nacionais – Guarujá/SP – 05/07/2010

O veleiro ORM do comandante Maximilian Immo Orm Gorissen está pronto para a Semana de Vela de Ilhabela

5.jul – O Veleiro ORM – BRA 920 – Marinas Nacionais – Guarujá – SP será patrocinado pela SailBrasil.com.br na 37ª Edição da ROLEX Ilhabela Sailing Week (RISW), o principal evento náutico da América Latina, a ser organizado, sediado e realizado pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) de 17 a 24 de Julho de 2010.

O veleiro, com uma tripulação de velejadores experientes e motivada, será composta por Maximilian Immo Orm Gorissen – Timão, Plinio Prado – Genoa/ proa, Fabrizio C.Rigout – Balão/ proa e Cristiano Miano – Secretaria/ proa, participando na classe BRA-RGS-C.

A classificação do veleiro na ‘C’ não tem nada a ver com qualidade e sim com a medição pois, para determinar a classe em que o barco vai correr, é utilizado o TMFAA do barco, fator de correção de tempo utilizado pela classe BRA-RGS para equiparar barcos diferentes. Desta forma, o TMFAA (no caso do veleiro ORM é igual a 0,8019) é um número que multiplica o tempo real de cada barco para se obter o tempo corrigido. Quanto menor o TMFAA, melhor é o rating do veleiro.

Preparar um veleiro para participar da mais competitiva regata Brasileira não é um projeto simples, como informa Max Gorissen, comandante do Veleiro ORM: ‘Queria participar da edição anterior, contudo, o barco não ficou pronto a tempo… aliás, demorou 6 meses a mais do esperado (foram 10 meses de reforma) pois acabei desmontando e reformando o barco inteiro, não deixando um único parafuso no lugar.’

Todo este esforço e investimento foi para realizar um sonho antigo’, comenta, ‘o de participar com meu próprio barco e tripulação da semana de vela de Ilhabela, hoje chamada Rolex Ilhabela Sailing Week. Já participei de outras edições da semana de vela, mas sempre como tripulação em outros barcos e posso afirmar que é um evento fantástico e uma experiência única para qualquer velejador… Finalmente consegui preparar meu próprio barco, um quarter-tonner (Mariner Ranger 26) para ter condições de competir de igual com outros barcos na classe BRA-RGS. Agora, é com a gente…‘ finaliza.

Deixe uma resposta